O Movimento Interinstitucional ESG na Prática

O Movimento Interinstitucional ESG na Prática dedica um olhar especial ao eixo institucional, que inclui o terceiro setor e, em primeiro plano, a responsabilidade social e ambiental do ecossistema, além da liderança de grandes instituições nacionais e internacionais. Compreende-se que o setor público é uma mola propulsora para o desenvolvimento econômico sustentável.

Nesse contexto, o Movimento atua de forma engajada e com colaboração direta com organizações do terceiro setor e lidera ativamente entidades de renome nacional e internacional, a exemplo do Instituto Global ESG, do qual surge o Movimento Interinstitucional ESG na Prática e a Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG). O objetivo é estabelecer parcerias estratégicas para a implementação prática do ESG como ferramenta e plataforma para o alcance do desenvolvimento econômico sustentável.

A Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG): Um Marco Legislativo para a Sustentabilidade

A Frente Parlamentar Mista ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional é um pilar central desta atuação. Ela foi criada para unir o poder público, empresas e o terceiro setor, com o compromisso de impulsionar a agenda legislativa do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG).

Composição e Abrangência

Missão e Objetivos

Engajamento e Parcerias Estratégicas com os Três Poderes e Entidades Públicas

O Movimento ESG na Prática, em conjunto com o Instituto Global ESG, mantém uma atuação estruturada perante os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de cooperações contínuas com especialistas e instituições públicas diversas, tanto nacionais (federal, estaduais e municipais) quanto internacionais.

Poder Executivo

Poder Legislativo

Poder Judiciário

Programas e Instrumentos de Convergência

O Programa ESG20+ é um plano estratégico de convergência interinstitucional e multissetorial para os próximos 20 anos (2025-2045), com o objetivo de fortalecer e ampliar a cultura ESG no Brasil. Ele se baseia em 20 Princípios Norteadores que guiam a integração dos critérios ambientais, sociais e de governança nas políticas públicas, investimentos e regulação.

A Consulta Pública ESG20+ é uma iniciativa colaborativa que convida toda a sociedade, incluindo representantes do setor público, a contribuir para a construção, aperfeiçoamento e implementação prática do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG). As contribuições são consolidadas por um grupo de trabalho do Conselho Permanente de Simplificação e Integração Normativa (Princípio 1 do Programa ESG20+), que as apresenta aos poderes e órgãos competentes.

Visão e Compromisso

O setor público tem um papel central na criação de regras adequadas e coerentes com os padrões internacionais, apoiando o setor privado. O Movimento ESG na Prática busca garantir que a agenda ESG não seja apenas um conceito ou tendência, mas sim ferramentas práticas e políticas públicas que se integrem ao dia a dia das instituições e das pessoas. O Brasil tem uma oportunidade única de liderar a transformação sustentável, e isso exige cooperação e compromisso de todas as partes.